Reduza sua conta de luz com material reciclável

As concessionárias de energia de oito unidades da federação – São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Sul e do Norte – já adotam programas que dão desconto na tarifa em troca de material reciclável.

Em nosso país, o sistema de coleta de lixo reciclável em domicílio ainda se encontra muito precário, e por muitas vezes nem existe. Acaba que, tudo que poderia ser reaproveitado, vai parar em lixões e, por muitas vezes, em nossos rios e lagoas. Uma situação lastimável.

Mas, se te disserem que o seu “lixo” pode reduzir sua conta de luz? Isso mesmo, empresas fornecedoras de luz estão fazendo o cadastro de clientes, recebendo material reciclável e, em troca, haverá um desconto nas contas de luz no fim do mês. Estes projetos estão contribuindo para o tripé da sustentabilidade (social, econômico e ambiental), pois ocorre uma diminuição do lixo descartado nas ruas, ajuda na renda familiar e fomenta o descarte correto de materiais.

No ano passado, o projeto Recicle Mais, Pague Menos, do Rio Grande do Sul, arrecadou mais de 10 mil toneladas de material reciclável e está sendo um sucesso entre os moradores, atendendo 118 cidades no estado. A Light Recicla, programa da concessionária responsável pela cidade do Rio de Janeiro, divulgou um relatório em que de Julho de 2011 a 15 de Setembro de 2015, o projeto contabiliza 13.370 clientes cadastrados, 5.943 toneladas de material reciclável trocados e 31.325 litros de óleo vegetal, o que corresponde ao valor economizado de 24.616.447,03 KWh, equivalente ao fornecimento de energia para 123.082 casas/mês.

Acesse o site da concessionária responsável pela área em que você vive e descubra se existem postos de coleta próximo.

 Jogue fora não, recicle!

Infográfico Eletropaulo
Infográfico Eletropaulo

Leia também!

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>