Refrigerante light e diet: opções saudáveis ou mito?

O refrigerante é uma bebida feita de compostos químicos aromatizados, estabilizantes, conservantes, corantes e açúcar. Não há concentrações significativas de nutrientes importantes à saúde. O açúcar é o único ingrediente que resulta em energia para o corpo, no entanto, a quantidade é excessiva em sua composição, invertendo o teor energético em riscos de doenças, como os diabetes e obesidade.

O refrigerante diet, então, seria uma opção saudável? Uma bebida é diet quando não há açúcar em sua composição. O problema é que o refrigerante diet além de trazer os mesmos compostos químicos mencionados acima, contém adoçantes artificiais, o que torna a bebida 100% artificial. Consumir refrigerante diet é como ingerir um xarope químico adocicado que não faz a menor diferença em nossa alimentação e pode trazer riscos se consumido habitualmente.

A versão light do refrigerante não é muito diferente do diet. Conservantes, aromatizantes, estabilizantes e corantes também estão presentes. Já os adoçantes artificiais são em menor quantidade para substituir boa parte do açúcar. Apesar de não ter calorias, não quer dizer que seja uma opção saudável para a sua alimentação.

Agora que você já sabe que o refrigerante, em qualquer de suas versões, light ou diet, deve ser evitado, poderá fazer um consumo moderado e apostar mais nos sucos naturais em suas refeições. Sendo assim, a propaganda que relata ser o refrigerante light ou diet bons para a sua saúde é um MITO.

Leia também!

Gabriele Silva

Gabriele Silva

view all posts

Pernambucana, Administradora por formação, motivada pela esperança de um ambiente mais saudável no futuro.

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>