Google vai fazer mapas da poluição do ar das cidades

Além de explorar os mais diversos lugares do mundo através de imagens panorâmicas, ajudando-nos a localizar endereços com facilidade, o Google Street View agora vai medir a qualidade do ar que respiramos e criar mapas da poluição do ar das cidades.

Os carros da Google que percorrem as ruas para as fotografar serão equipados com sensores capazes de medir a concentração de poluição no ar. Esta aplicação abrirá caminho para a geração de mapas de alta resolução sobre a qualidade do ar nas cidades e promete aumentar o nosso conhecimento sobre o fluxo dos principais poluentes a nível local.

Projeto Aclima + Google
Projeto Aclima + Google

Os primeiros testes-piloto foram feitos na cidade norte-americana de Denver, com apoio da NASA e da Agência de Proteção Ambiental Americana. Durante os testes, três carros do Street View percorreram a cidade, medindo as concentrações de monóxido de carbono, dióxido de azônio, ozônio, dióxido de carbono, metano e compostos orgânicos voláteis (COVs) — poluentes atmosféricos que podem afetar a saúde humana ou induzir alterações climáticas.

A empresa Aclima e a Google vão expandir o mapeamento da poluição do ar a outras cidades e trabalhar com comunidades locais e cientistas para explorar aplicações para esta nova ferramenta ambiental.

Para tentar resolver o problema da poluição atmosférica nas cidades têm surgido várias soluções, envolvendo principalmente a plantação de árvores e criação de zonas verdes, mas também equipamentos que filtram o ar, como o outdoor que suga poluição e transforma-a em ar puro, ou algas que removem o CO2. Carros menos poluentes também podem ajudar a melhorar a qualidade do ar em zonas urbanas, como o AIRPod, o carro a ar comprimido ou os carros elétricos.

Leia também!

Noctula Channel

Noctula Channel

view all posts

NOCTULA Channel é um portal cujo lema é “… o que interessa deve ser partilhado!”. Este portal não é projetado por cientistas nem ativistas, é criado por pessoas comuns que acreditam que a partilha de conhecimento pode mudar o mundo. Site: http://noctulachannel.com

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>