As árvores e o progresso

O asfalto e o concreto tomam conta das cidades. Para a comodidade e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos ruas são pavimentadas e árvores são podadas ou retiradas de áreas de acesso e transito de pedestres. A mobilidade urbana pede essas intervenções que de certo modo são necessárias para o progresso social e econômico.

Mas cada vez mais perdemos o verde nos grandes centros e acabamos sendo engolidos pelos cinzentos e frios edifícios. Mas se não podemos mudar a cara das avenidas e regiões centrais de nossas cidades, podemos intervir em nossas ruas – em alguns casos – e em nossos quintais.

Vegetações são importantes reguladoras do clima, logo, árvores ajudam e muito a refrescar o ambiente. Controlam a umidade e o ciclo da água, oferecem sombra e auxiliam na infiltração de água do solo. Então uma árvore de pequeno porte, um arbusto, são sempre benvindos em nossos quintais, embelezam e refrescam. Sendo árvores frutíferas melhor ainda.

Exemplo de árvore pequeno porte obstruindo calçada
Exemplo de árvore pequeno porte obstruindo calçada

Mas por que árvores de pequeno porte ou arbustos? Porque árvores de grande porte, por mais belas e frondosas que venham a ser podem causar sérios danos materiais e vários outros incômodos com o passar dos anos. A maior parte dos tecidos dos vegetais são formados principalmente pelo gás carbônico absorvido na fotossíntese, e quanto maior a árvore mais carbono ela absorverá e o transformará em matéria orgânica, mas uma árvore precisa de muitos anos ou séculos para crescer. E após chegar ao seu tamanho máximo ela reduz gradativamente sua capacidade de absorver carbono. Árvores pequenas seguem o mesmo critério ao capturar carbono da atmosfera, mas para mantê-las mais bonitas é importante podá-las frequentemente, e essa renovação faz com que capturem mais carbono para crescerem novamente. E no mais são melhores de lidar e evitam consideravelmente atritos entre vizinhos por causa de danos causados por quedas ou invasão de quintais por galhos e folhagens. Árvores frutíferas além de proporcionar saborosos frutos são um ótimo chamariz para pássaros e outros animais.

Exemplo árvore não obstruindo calçada
Exemplo árvore não obstruindo calçada

Portanto, ao escolher qual tipo de árvore plantar em seu quintal, jardim ou mesmo calçada – desde que não obstrua as calçadas –, pondere sobre os prós e contras para que esta não se torne um problema.

Leia também!

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>