Máquina de transplantar árvores

Máquina capaz de transplantar árvores, inclusive de grande porte, sem prejudicá-las.

Quando é construída uma nova infraestrutura normalmente é necessário abater várias árvores antes de iniciar a construção. Mas uma empresa australiana, a Vicroads, arranjou uma solução: em vez de cortar as árvores, elas são retiradas com as raízes e a terra que envolve e são replantadas em outro local.

Esta solução surgiu por causa de obras de melhoria numa estrada, que iriam aumentar a segurança e diminuir problemas de tráfego. No entanto, para a realização das obras estava prevista a destruição de algumas árvores.

Então a Vicroads utilizou uma máquina que cava em redor da árvore, ergue a planta, transporta-a, cava um buraco para a replantação e replanta-a, sem danificar as raízes. Dezenas de árvores foram poupadas da destruição.

Na verdade este conceito de transplantar árvores com uma máquina já existe há várias décadas, e foi patenteado em 2002 por Clyde L. Reilly. A “tree spade” ou “enxada para árvores” não pode ser aplicada a qualquer árvore, dependendo do tamanho das raízes e da sua sensibilidade.

Quando o terreno é mais acidentado será mais difícil aplicar esta técnica. De qualquer modo, é uma ideia brilhante e irá evitar que muitas árvores sejam destruídas.

Leia também!

Noctula Channel

Noctula Channel

view all posts

NOCTULA Channel é um portal cujo lema é “… o que interessa deve ser partilhado!”. Este portal não é projetado por cientistas nem ativistas, é criado por pessoas comuns que acreditam que a partilha de conhecimento pode mudar o mundo. Site: http://noctulachannel.com

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>