Reciclagem e reuso

Para muitos, reciclar não é apenas uma febre do momento, mas um modo de vida e de sustento. Até há um certo tempo, a atenção era voltada principalmente para materiais metálicos e de alto valor econômico, mas atualmente, principalmente em grandes centros, trabalhadores do ramo recolhem materiais diversos que podem ser reciclados e reusados. Com o avanço da tecnologia da informática, computadores e outros equipamentos eletrônicos são considerados ultrapassados e descartados tão logo surja um modelo mais versátil e avançado no mercado. E geralmente estes equipamentos possuem materiais de alto valor econômico como ouro, platina, cobre, silício, dentre outros.

Praticamente todo material de uso pessoal e doméstico pode ser reciclado ou reutilizado, mas infelizmente nem todas as cidades possuem programas efetivos de coleta seletiva e destinação de recicláveis, e muita riqueza é perdida nesse processo ao enviar toneladas de lixo para aterros e lixões.

Alguns exemplos de reuso e reciclagem são bastante conhecidos.

  • Pneus: atualmente empresas de pavimentação de estradas utilizam borracha de pneus na produção de asfalto que, segundo testes, são de maior durabilidade e qualidade. Numa residência eles podem ser tornar belos ornamentos de canteiros e jardins, só não podem ficar parados acumulando água.

  • Caixotes de madeira: utilizados para transporte de frutas e legumes, geralmente são descartados pelos comerciantes, mas podem se tornar prateleiras ou caixas de armazenamento de brinquedos e bugigangas. Basta uma leve reforma e pintura.
  • Óleo e gorduras de frituras: por incrível que pareça, com óleos usados em frituras produz-se sabão caseiro. Óleos e gorduras quando eliminados no encanamento podem causar entupimento além de poluir a água. Existem várias receitas, mas em geral utiliza-se hidróxido de sódio (soda cáustica), uma substância tóxica, porém biodegradável, que quando manipulada com devidos cuidados não oferece riscos na produção do sabão. O sabão caseiro geralmente é menos nocivo ao meio ambiente, proporciona maior grau de limpeza principalmente em roupas e utensílios domésticos de maior sujidade.

Estes são apenas alguns exemplos de como reutilizar e reciclar materiais que adquirimos, seja como embalagens ou produto principal, mas com criatividade e boa vontade sempre há uma forma de pouparmos o meio ambiente dos nossos problemas. Faça da coleta seletiva e reaproveitamento um hábito, proporcionando uma melhoria ambiental e proporcionando trabalho e renda para os trabalhadores do setor.

 

Leia também!

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>