Como descrito em muitos dos artigos deste Blog, a vegetação é muito importante na regulação do clima, ao ajudar no controle da umidade e no ciclo da água, fornecendo sombra e auxiliando na infiltração de água do solo.
Tendo em vista a importância do reflorestamento nas áreas urbanas, especialmente sendo esta realizada de acordo com a unidade de paisagem do local a ser reflorestado, a Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, publicou o Manual de Identificação de Mudas de Espécies Florestais, realizado em apoio ao Programa de Reflorestamento da Cidade do Rio de Janeiro, tendo uma primeira edição no ano de 2009.
Com o objetivo de apresentar as espécies que obtiveram um maior destaque pela sua resposta nos processos de recuperação da cidade, o manual possui como público-alvo os profissionais e executores de plantios florestais em locais com características semelhantes às do Rio de Janeiro.
É uma publicação de informações simplificadas e técnicas, porém de interesse a outros públicos, pois ilustra as espécies na forma de mudas, sendo útil também como um manual de campo, para rápida referência.
O manual ainda possui um título sobre a qualidade das mudas e outro relativo à classificação das espécies em grupos sucessionais e grupos funcionais, além do índice por nome popular e científico, para ajudar na identificação das mudas.
É possível baixar o manual direto do link, a seguir:
http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4975980/4130120/ManualdeMudas2internet.pdf
A primeira edição está disponível no link:
http://www.rio.rj.gov.br/web/smac/exibeconteudo?id=2812657
Também disponibilizamos o livro em nosso Slideshare.