Conhecer para preservar

É necessário que a teoria esteja ligada diretamente à prática. Isso serve para qualquer atividade, qualquer “fórmula” para mudar o mundo, a vida pessoal ou preservar o planeta.

Pró- Índio - AC
Pró- Índio – AC

Teoricamente, é muito bonito e correto preservar a natureza, deixar intactas as áreas de preservação permanentes, deixar a mata em pé, não interferir nas bacias hidrográficas, porém sem conhecer a imensidão das florestas, dos rios, do mar, não é possível saber a verdadeira importância que isso tudo tem.

Parque Chico Mendes - AC
Parque Chico Mendes – AC

O texto de hoje é quase que totalmente de experiências pessoais, vivências inesquecíveis. Um texto destinado aos amantes da natureza. Mostrarei imagens e direi o que aprendi, será interessante apenas para quem se interessa em sair do cubículo do seu mundo, a quem não importa muito, não adianta continuar a leitura.

Já ouvi muitas críticas a mochileiros, hippies e outros. A frase título desse texto também serve para aprender a respeitá-los.

Viajar é o ponto mais crucial que quero discutir nesse texto. Experimentar conhecer novos lugares é essencial para que haja mudanças de hábitos que buscam respeitar mais a natureza. Viajar te permite conhecer outras culturas, hábitos, religiões, músicas, entre outras coisas, o que te faz abrir a mente para novos costumes e ampliar a visão de mundo. Os mochileiros fazem isso com louvor.

Parque das Cataratas - PR
Parque das Cataratas – PR

A natureza é composta por um infinito de matérias, paisagens, matéria-prima, e gera uma infinidade de benefícios e oportunidades. Conhecer as florestas para sabermos que não precisamos apenas do oxigênio que as árvores cedem para sobrevivermos, é necessário. Fazer trilha, visitar parques de conservação, por exemplo, é muito importante para a construção dessa mentalidade.

Bosque Rodrigo Alves - PA
Bosque Rodrigo Alves – PA

O mar é lindo, os rios, mas por que jogam esgoto neles, o seu lixo? O mar não é só a praia, o rio não é só para pescaria e banho, existe algo a mais, que para entendermos temos que conhecer.

Ituquara- PA
Ituquara- PA
Projeto Tamar - SE
Projeto Tamar – SE
Rio Guamá - PA
Rio Guamá – PA

Conheça a realidade, pare de olhar apenas fotos, conheça a natureza antes que ela acabe, e assim perceba a verdadeira importância de preservá-la.

Praia de Caripi - PA
Praia de Caripi – PA

Para concluir, um trecho de uma das músicas que mais gosto do Fresno feat. Lenine, Manifesto:

“É o homem entender que ele é parte do todo, é sobre isso que o manifesto fala, nem ser menos e nem ser mais, ser parte da natureza, certo. Ao caminhar na contramão disso, a gente caminha para nossa própria destruição”

Leia também!

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>