Beneficiamento de sementes de Jatobá

Beneficiamento de sementes de Jatobá (Hymenaea courbaril)

O Jatobá (Hymenaea courbaril) ocorre em diversos estados do país, é uma espécie que fornece matéria prima para diversos fins, sendo alguns como, a casca da árvore e a resina que são utilizadas na medicina popular, onde a casca também tem uso por tribos indígenas na fabricação de canoas, da casca e sementes do fruto são feitos artesanatos, a “farinha” no interior de seu fruto é muito apreciada na culinária típica de várias regiões, seja pura, batida com leite ou em bolos e pães. Além dos usos alternativos do Jatobá, sua madeira é utilizada na construção civil e carpintaria em geral.

Várias espécies possuem a necessidade da realização do beneficiamento das sementes antes do plantio, desde a limpeza a quebra da dormência. Com o Jatobá não é diferente, já que esse nome vem do tupi e quer dizer “árvores com frutos duros”. A primeira etapa é quebrar a casca do jatobá com o auxílio de um martelo, deixando exposta a polpa, que é muito aderida as sementes, devido as características farináceas, depois é necessário deixar essa polpa imersa em um recipiente com água por 24 horas. Após esse período, a polpa começa a se soltar da semente, porém não completamente, então para concluir a limpeza das sementes utiliza-se uma peneira, esfregando com as mãos as sementes neste utensílio. Feito isso as sementes devem ser postas para secar ao sol.

Com a limpeza concluída, é preciso quebrar a dormência da semente, que por causa do tegumento espesso e rígido retarda e diminui a germinação e para acelerar esse processo precisamos rompe-lo. Que de maneira simples pode ser feita com uma lima de enxada ou esmeril, passando-a na semente até avistar o embrião de cor branca. Um detalhe importante é que esse corte deve ser feito em um dos lados da semente, nunca na ponta, pois é na ponta da semente que é emitida a radícula (primeiras raízes).

Feito isso, as sementes devem ser novamente imersas em água por 12 horas e finalmente estarão prontas para a semeadura. Após aproximadamente 10 dias da semeadura elas começam a emergir do solo. As mudas de Jatobá são vigorosas e de fácil manejo.

Leia também!

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>