Ecomercado que troca lixo por comida é inaugurado no Acre

Acre mostra um exemplo de sustentabilidade e inaugura primeiro supermercado que troca lixo reciclável por comida

Há quem brinque que o Acre não existe, mas ele não só existe como  é palco de uma ideia brilhante, genial e inovadora aqui no Brasil: um ecomercado que troca lixo por alimentos. É isso mesmo, o lixo virou uma moeda de troca, move a economia local e diminui a quantidade de lixo sem o destino correto.

Chamado de Troc Troc – Supermercado Consciente e localizado na comunidade de Marechal Thaumaturgo,  tem nas prateleiras alimentos produzidos na região, como frutas, grãos, legumes e verduras. O funcionamento é simples: cada quilo de garrafas PET e latinhas de alumínio entregues no estabelecimento valem R$ 0,50 em compras no mercado. Para completar, se os resíduos forem entregues limpos e amassados, a fim de facilitar a reciclagem, é acrescentado um bônus de 20% sobre o valor. Todo material coletado é transportado para um centro de reciclagem em Rio Branco e, após o processo de reciclagem, os recursos gerados são investidos na cidade.

O projeto sustentável  busca diminuir a degradação do meio ambiente e construir junto a população uma consciência voltada a reciclagem. Além disso, incentiva a economia local, já que todos os produtos vendidos são nativos da região. A idealização da iniciativa é de Benki Piyãko, líder indígena da tribo Ashaninka e com a associação House of Indians, presidida por Marcelo Valadão e que tem o objetivo de defender os índios em todo o mundo.

Para saber mais sobre o mercado que está desde março movimentando o Acre é só acessar a página no facebook do Troc Troc.

A grande esperança é que uma iniciativa como essa invada o nosso Brasil e espalhe um conceito rico em sustentabilidade e consciência. Uma ideia como essa é possível e viável de ser feita.

Leia também!

Tarsyla Masys

Tarsyla Masys

view all posts

Paulistana, publicitária, pós-graduada em Gestão Cultural, amante da natureza, apaixonada pelo universo literário e em busca de ideias inovadoras que mudem o mundo.

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>