Espaço ecológico e recreativo Gaia Amiga

A ASELCI – Associação Semeando Letras e Cidadania é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada no município de Rolim de Moura-RO e atende crianças e adolescentes em situação de risco ou não, trabalhando a cidadania e resgate da autoestima, investindo em projetos socioculturais como o E.E.R.G.A – Espaço Ecológico e Recreativo Gaia Amiga que foi planejado a partir da necessidade das famílias moradoras do Bairro Planalto terem acesso a  um local que ofereça condições físicas e ambientais propicias ao esporte, lazer, cultura e um centro de convívio social.

A falta de um espaço recreativo no referente bairro foi um dos principais motivos para o surgimento desse projeto. O E.E.R.G.A aposta na formação social, esportiva e cultural das crianças e adolescentes, para que possam, por seus esforços auxiliados pelas condições necessárias, lutar por uma melhor qualidade de vida e conquistar sua cidadania.

Além da preocupação com o ser humano, que por si só já seria determinante, outro fator relevante no projeto foi que o local onde está sendo implantado merece e exige cuidados ambientais, haja vista que há em seus domínios uma nascente de água e uma gruta de proporções importantes para nossa geografia e que ao longo de duas décadas vem sofrendo toda sorte de devastação e descaso. Sendo esse o maior desafio do projeto, pois mesmo com todos os cuidados que o espaço vem recebendo ainda encontra-se bem debilitado.

O objetivo do projeto é oferecer à comunidade do bairro onde ele se encontra, um espaço adequado para realização de atividades esportivas, recreativas e culturais, um espaço físico para realização de leitura e contação de histórias. Além de toda a questão social o projeto também proporciona aos acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia – UNIR um local para realização de atividades extracurriculares, relacionadas às áreas das ciências humanas e ambientais. E ainda revitalizar a nascente de água que há no local com a recuperação da área por meio do plantio de árvores.

Atualmente O espaço consta de uma grande área livre para passeio e piquenique que está sendo arborizada e urbanizada para melhor aproveitamento da mesma. Conta com uma quadra de areia, alguns brinquedos e jogos construídos com materiais alternativos como latas, pneus, madeira de demolição e outros. Conta com um ônibus adaptado como biblioteca, onde jovens e crianças tem acesso a um pequeno acervo de livros, sendo esse o cantinho mágico do parque. Também há um coreto que serve de palco para apresentações culturais e educacionais como: concertos musicais e de leitura, teatro, danças.

O espaço ainda está em processo de construção e mesmo assim já mobilizou a população local, mostrando seu potencial de conscientização e preservação. A melhor parte é ver que as pessoas envolvidas estão sempre criando novas metas para sempre estar melhorando o local.

As informações acima foram oferecidas pela professora da Universidade Federal de Rondônia, Helionice de Moura Silva, a decisão em tornar público esse projeto veio quando me mudei para o bairro em questão e comecei a ver o quanto o espaço beneficia os moradores locais. Escolhi esse texto para me despedir do blog, pois acredito que essa seja a mensagem que todos os colunistas querem passar. Estamos todos aqui com o mesmo desejo, que é ver o mundo se tornar um lugar melhor partindo de iniciativas simples, porém significativas, como esta.

Leia também!

Alaíde Carvalho

Alaíde Carvalho

view all posts

Acadêmica de Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Rondônia, moro em Rolim de Moura-RO, sou Taurina apaixonada por tudo que reflete vida, futura pesquisadora.

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>