Horta Orgânica como ferramenta de Educação Ambiental

A horta inserida no ambiente escolar torna-se um laboratório que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental e alimentar, unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino, aprendizagem e estreitando relações através da promoção do trabalho.

Desenvolve um papel bastante importante no auxílio a comunidade escolar no planejamento, execução e manutenção da horta, levando até ela princípios de horticultura orgânica, compostagem, formas de produção dos alimentos, o solo como fonte de vida, relação campo-cidade entre outros. 

O Projeto Horta Vida Verde depois de ser aprovado pela coordenação de uma escola da zona rural da cidade de João Alfredo, interior de Pernambuco, passou a integrar o quadro fixo de atividades do 5º ano B do ensino fundamental l nas aulas de ciências, geografia e também englobando matérias como português e matemática.

Os materiais utilizados na horta foram: mudas e plantas, sementes de hortaliças. Todo material utilizado na realização desde projeto foi proveniente de doações de amigos e colaboradores, objetos da própria escola e bem como investimentos próprios.

Os pneus foram utilizados como recipiente para plantio das sementes, pois sua matéria prima é de alta durabilidade sendo considerado esta prática de reutilização ecologicamente correta. No decorrer do período de manejo da horta aconteceram os dias de manutenção com as turmas tanto no período da manhã e tarde. Em caso falta de nutrientes eram feitas reposição de adubo. Para implantação da horta, primeiramente foi convocado um mutirão em toda escola para doação de adubo.

Esta matéria foi enviada pela Leitora Géssica Vanessa Souza. Tem uma pauta legal para nosso blog? Manda pra gente pelo formulário de contato.

Leia também!

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>