APA- Serra da Meruoca e Serra do Talhado

Turismo ecológico no Ceará – Roteiro de viagem, PARTE 2.

Ainda em uma visão geral do Nordeste, a região mostra um contraste em classes sociais que impressiona, a riqueza de grandes fábricas de cerâmica e construtoras, esbarra em uma grande população que tem dificuldade de produzir até seu próprio alimento.

No caminho de “Jeri” (Jericoacoara) para Sobral observei a forma de vida das pessoas que vivem no sertão, e não conseguia aplicar muita coisa do que aprendi ao longo desses 4 anos na Engenharia Florestal, é algo que nunca tinha visto antes, não sabia o que faria para tratar aquele solo, implantar uma floresta, ou até mesmo como acompanhar uma recuperação de área. Tudo isso consequência da disparidade com o ambiente que trabalho na Amazônia. A caatinga é incrível!

Além disso, em uma perspectiva sobralense, o meio ambiente é pouco valorizado. Na região não possui graduação na área de recursos florestais e meio ambiente, apenas curso técnico. Dessa forma, os parques e áreas conservadas na área são geridas por técnicos. A população também não se propõe a estar em contato com o meio ambiente, mesmo com reservas e parques tão próximos.

Por mais que haja tal deficiência, as riquezas naturais de Sobral e seus arredores impressiona. Ainda na minha aventura pelo nordeste, tiramos uma tarde para subir a Serra da Meruoca que abrange os municípios de Meruoca, Alcântaras, Massapê e Sobral. Fica a 248 km de Fortaleza. Em 2008 toda a região serrana foi transformada numa APA (Área de Proteção Ambiental), onde se procura proteger toda a fauna e flora das ameaças da invasão imobiliária por conta de seu clima extremamente agradável e da tranquilidade do lugar.

Ali visitamos o Buraco da Velha, que é uma área administrada pela governança local, e é aberto ao público. Este lugar tem esse nome porque além da belíssima queda d’água, possui uma caverna. Trata-se de uma bela cachoeira onde você toma um delicioso banho em meio a natureza. Fica a 2 km da sede do município na estrada Meruoca-Massapê.

Pode-se dizer que a Serra de Meruoca é um verdadeiro oásis em pleno sertão. É o lugar ideal para os amantes do turismo ecológico, pois dispõe de muitas áreas verdes para fazer trilhas em contato direto com todos os encantos que a natureza proporciona.

Na subida da serra a visão impressionava, dali víamos um açude, e vários rochedos, conforme subia mais, a temperatura descia, tornando o clima agradável e aconchegante, o verde e as flores também se faziam mais presentes. Uma parte da estrada era cercada de bambu, tornando o caminho quase um portal para o paraíso.

Logo depois nos encaminhamos para a Serra do Talhado que faz parte do mesmo complexo, e fica no Município de Alcântaras, mais uma hora de moto até chegar no local. A visão do Talhado impressiona a qualquer um, extremamente alto, e com uma visão encantadora dos vilarejos que ficam ao redor. As fotos expressam melhor do que as minhas próprias palavras.
Visitem o Ceará!

Leia também!

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>