Lixo reciclável por alimento para animais de rua

Uma troca Justa!

Existem problemas que precisam ser resolvidos e que dependem da iniciativa e vontade de seres humanos. A questão do lixo e sua reciclagem correta é um deles. Animais de rua passando fome é outro. Aparentemente esses dois pontos não tem nada em comum, mas é nisso que nos enganamos!

Uma iniciativa muito bacana foi criada na Turquia e tem um sistema simples: uma máquina que, ao ser carregada com lixo reciclável, libera ração e água para animais de rua. Nomeada de Pugedon, é movida a energia solar e uma espécie de vending machine, que são máquinas automáticas que trocam dinheiro por produtos.

A diferença aqui é que não há dinheiro envolvido, mas a cada embalagem PET, garrafa de vidro, caixa de papelão ou latas de alumínio, a máquina libera uma porção de ração e água para os animais em dois compartimentos inferiores e, assim, gatos e cachorros podem se alimentar.

A máquina comporta 10 quilos de ração e é possível carregar 800 materiais recicláveis. O sistema é bem inteligente: quando a máquina precisa ser reabastecida de ração ou alcançou o limite de recicláveis, uma mensagem é enviada ao responsável pela unidade.

A empresa ferroviária Yucesan J.S.C foi a responsável pela construção e colocação das máquinas e executa esse trabalho desde 2014. A primeira grande notícia é que as máquinas são exportadas para outros países a um preço de 4 mil a 5 mil dólares. A segunda é que empresas brasileiras já procuraram a Yucesan mas até agora nenhuma negociação foi fechada.

Enquanto ficamos na torcida para que a Pugedon chegue ao Brasil, tem brasileiro dando um jeito para resolver o problema de animais sem alimento. Um restaurante popular foi construído em Palmas, Tocantins, pelo jovem João Araújo, um apaixonado por cães e indignado com o problema de abandono de animais. A estrutura montada conta com potes de ração e água, com reservatório de 20 litros, cobertura para proteger os cachorros e iluminação.

Viram só? Tem boas ações para reciclar e alimentar por todo o lado!

Leia também!

Tarsyla Masys

Tarsyla Masys

view all posts

Paulistana, publicitária, pós-graduada em Gestão Cultural, amante da natureza, apaixonada pelo universo literário e em busca de ideias inovadoras que mudem o mundo.

0 Comments CLIQUE E COMENTE →


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>